Economia e Emprego
Noroeste de Minas Gerais recebe quatro novas Arcas das Letras
Na próxima quinta-feira (3), o Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entregará quatro novas bibliotecas para comunidades rurais dos municípios mineiros de Abadia dos Dourados e Vazante. Em Abadia dos Dourados, a comunidade atendida será a Parnaso, onde os próprios moradores fabricaram a arca. Em Vazante, serão entregues mais três bibliotecas.
A solenidade de entrega será na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vazante, às 15h, com a oficina de formação de agentes de leitura dos dois municípios. A oficina será realizada pela equipe da Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Minas Gerais (DFDA/MG). Logo em seguida, será realizada a solenidade de diplomação dos agentes e de entrega das arcas. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vazante foi responsável pela construção das três arcas que serão entregues no município, que já recebeu outras cinco bibliotecas em 2010.
Em Minas Gerais já foram implantadas mais de 700 bibliotecas do programa Arca das Letras e formados mais de 1.400 agentes de leitura. Eles atuam voluntariamente nas comunidades, emprestando livros, ajudando em atividades escolares dos moradores e incentivando a leitura. O objetivo é contribuir na melhoria dos índices educacionais e apoiar as ações culturais no campo.
O programa foi criado em 2003 pelo MDA e, desde então, já implantou mais de 8.100 bibliotecas em comunidades de agricultores familiares, indígenas, quilombolas, ribeirinhos e em colônias de pescadores. O trabalho nas bibliotecas e as atividades de incentivo à leitura nas comunidades são realizados por mais de 17 mil agentes de leitura voluntários.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















