Economia e Emprego
Projeção para inflação continua em alta, mostra boletim Focus
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve chegar a 6,02% no final do ano, de acordo com estimativa média da pesquisa que o Banco Central (BC) realizou na última sexta-feira (1º) com uma centena de analistas financeiros para saber as expectativas do mercado em relação aos principais indicadores da economia.
Os resultados da pesquisa foram divulgados nesta segunda-feira (4) pelo BC, no boletim Focus, e mostram que as estimativas de inflação no varejo sobem há quatro semanas, distanciando-se do cálculo de 5,6% apresentado no Relatório Trimestral de Inflação que o banco apresentou na última quarta-feira (30). No boletim Focus divulgado na semana passada, a estimativa para o IPCA era 6%.
As perspectivas para os preços administrados ou monitorados por contrato (energia, combustíveis, telefonia fixa, educação, saúde e outros), que tinham projeção de 4,50% no ano, aumentaram agora para 4,60%.
A expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe), também aumentou, de 5,53% na semana passada, para 5,57%. Esse cálculo é válido só para São Paulo.
Houve ligeira melhora, porém, nas expectativas para os preços no atacado, pesquisados pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) diminuiu de 6,99%, na pesquisa anterior, para 6,96%; e o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), de 7,02% para 7%.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















