Economia e Emprego
BNDES firma acordo com bancos de desenvolvimento dos Brics
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) firmou nesta sexta-feira (17), na Rússia, um acordo para estreitar os laços entre a instituição brasileira e outros bancos de desenvolvimento dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O memorando de cooperação foi firmado durante cerimônia realizada no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.
Além do BNDES, aderiram ao memorando o China Development Bank, o sul-africano Development Bank of Southern Africa, o Export-Import Bank of India e o Vnesheconombank, da Rússia, bancos de desenvolvimento e de apoio a exportação dos países que formam os Brics, as principais potências emergentes.
O documento cria uma base institucional para que os bancos possam trocar informações entre si e promovam iniciativas de treinamento e qualificação de recursos humanos.
O acordo assinado na Rússia dá sequência a um memorando de entendimento firmado em 2010, durante a segunda cúpula do Bric, realizada em Brasília (DF). Na ocasião, o grupo ainda não incluía a África do Sul, que passou a fazer parte do grupo em dezembro do ano passado.
Com a parceria, os bancos poderão promover a cooperação em termos de, além de incentivar um maior ao diálogo multilateral entre seus especialistas.
A meta dos países é estreitar cada vez mais a relação entre suas instituições oficiais de crédito, segundo o BNDES.
Fonte:
BNDES
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















