Economia e Emprego
Graziano diz que miséria se esconde e Estado precisa ter papel ativo para erradicá-la
O ex-ministro José Graziano da Silva, um dos primeiros idealizadores do Fome Zero, destacou nesta quinta-feira (2), durante o lançamento do Plano Brasil Sem Miséria, a importância do Estado brasileiro ter o papel ativo de localizar as pessoas que ainda sofrem na extrema pobreza no País.
Segundo ele, esse processo é amplo e complexo, pois a miséria muitas vezes parece invisível à sociedade. “Como dizia [o escritor francês] Victor Hugo, a miséria se esconde nos subterrâneos”, afirmou.
Graziano disse ainda que o Brasil está um pouco atrasado nesta luta, já que os Estados Unidos fizeram isso na esteira do combate à grande crise de 1929 e a Europa fez o mesmo após a II Guerra Mundial.
Mesmo assim, o ex-ministro disse confiar na capacidade e criatividade dos brasileiros para superar esse atraso.
Ele destacou a importância da participação dos estados e municípios e da própria sociedade para o sucesso deste projeto e lembrou que, sem isso, o País não chegará a um desenvolvimento pleno.
“A presidenta Dilma está com toda a razão quando diz que o País não pode progredir quando parte do seu povo está na miséria”, enfatizou.
Por seu trabalho pela segurança alimentar e no combate à fome e à pobreza durante o governo Lula, José Graziano da Silva foi indicado recentemente como candidato do Brasil à direção da Agência da ONU para Alimentação e Agricultura (FAO).
Fonte:
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















