Economia e Emprego
Ministério do Desenvolvimento Agrário seleciona empreendimentos para feira da agricultura familiar
A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) divulgou nesta terça-feira (28) duas chamadas públicas para seleção de empreendimentos interessados em participar dos estandes de cachaça e alimentos orgânicos e café, durante a realização do Brasil Rural Contemporâneo - VIII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Fenafra).
O objetivo é selecionar 31 empreendimentos da agricultura familiar. Destes, cinco devem trabalhar com a produção de café orgânico, 16 com alimentos orgânicos diversificados e 15 com produção de cachaça. Os produtos orgânicos devem ser produzidos por agricultores familiares, agroindustrializados e certificados por auditoria, por sistemas participativos de garantia, ou por organização de controle social.
Os expositores terão a oportunidade de vender seus produtos e realizar negócios com comerciantes, varejistas, proprietários de supermercados, lojas de produtos naturais, restaurantes, hotéis e similares, tanto nos estandes, quanto em rodadas de negócios.
Os empreendimentos interessados em participar da seleção devem enviar a ficha de seleção totalmente preenchida para os e-mails: maira.ianuck@mda.gov.br e maria.antonia@mda.gov.br até 1º de julho.
O Brasil Rural Contemporâneo – Feira Nacional da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária é realizado desde 2004. Nos primeiros quatro anos, ela foi promovida em Brasília (DF). Em todas as edições, o objetivo foi a promoção, divulgação e comercialização dos produtos da agricultura familiar e reforma agrária, público beneficiário do MDA. A soma dos visitantes das cinco edições ultrapassou 600 mil pessoas.
O público expositor é formado por agricultores familiares, pescadores artesanais, mulheres rurais, assentados da reforma agrária e do Crédito Fundiário, extrativistas, aquicultores, quilombolas e indígenas que atendam os requisitos de enquadramento como beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e que sejam proprietários de empreendimentos agroindustriais e de artesanato rural.
Participam ainda técnicos do MDA, dos estados e municípios, movimentos sociais, escolas agrotécnicas, universidades, instituições e organizações de ciência e tecnologia, organizações não governamentais, potenciais compradores e consumidores.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















