Economia e Emprego
Entidades do setor produtivo preveem crescimento de 4%, diz pesquisa do Ipea
As entidades associativas do setor produtivo consultadas no terceiro bimestre pelo “Sensor Econômico” do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estimam crescimento de 4% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2011. A previsão é a mesma registrada no segundo bimestre deste ano.
Também permaneceram praticamente estáveis as expectativas sobre inflação, com ligeira queda de 0,1 ponto percentual. As associações avaliam agora que a inflação oficial deve ser de 6,2%, abaixo do teto da meta do governo federal.
Não houve mudanças nas análises em relação aos juros básicos da economia. As entidades acreditam que a taxa Selic deve fechar 2011 em 12,5%.
O “Sensor Econômico” é uma sondagem que expressa as perspectivas dos principais indicadores macroeconômicos para o ano, conforme previsões feitas por um grupo de entidades associativas do setor produtivo: associações, federações, e outras, de indústria, de comércio, ou de agropecuária; entidades representativas de trabalhadores e alguns institutos ou centros de estudos de caráter setorial.
As respostas desta edição foram coletadas da segunda quinzena de junho até 7 de julho. A pesquisa é uma publicação bimestral na qual o Ipea consolida e analisa as respostas enviadas pelas entidades associativas.
Fonte:
Ipea
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















