Economia e Emprego
Turismo terá selo de qualidade para garantir execução dos serviços
O ministro do Turismo, Pedro Novais, e o diretor da Fundação Assis Chateaubriand, Paulo Cabral, assinaram nesta quinta-feira (14), durante o 6° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, em São Paulo, memorando de entendimento para estudos e proposições para elaboração do Selo de Qualidade Nacional de Turismo.
No evento, o ministro destacou a importância das parcerias para desenvolvimento do turismo. A fundação será responsável pela realização de seminários e consultas públicas tendo em vista o desenho e desenvolvimento técnico do selo de qualidade.
O Selo de Qualidade Nacional de Turismo classificará os padrões dos serviços de empresas ou entidades prestadoras do setor no território nacional. A ideia é promover e assegurar a competitividade dos destinos turísticos brasileiros no mercado global.
Inmetro
Também foi assinado durante o Salão do Turismo acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Turismo e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industria (Inmetro) para construção do modelo brasileiro do Selo de Qualidade para identificar empresas do setor. O sistema foi elaborado após estudo de processos de certificação de qualidade turística de seis países: Suíça, Chile, França, Alemanha, Espanha e Nova Zelândia.
Assinada pelo ministro Pedro Novais e pelo representante do Inmetro em São Paulo, Arnaldo Ribeiro, a parceria vai definir como se dará o processo de certificação, além das normas e requisitos do selo.
O acordo também determina a construção de um Hotel-Conceito em Xerém (RJ), no parque tecnológico do Inmetro. A estrutura terá 30 unidades habitacionais que servirão de referência para as sete matrizes do Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem (SBClass).
Segundo Novais, o hotel-conceito será uma importante referência para treinamento profissional e qualificação empresarial. “A parceria vai ao encontro das necessidades do turismo brasileiro. Acredito que o selo de qualidade vai melhorar a competitividade do setor, e isso é bom para o turista”, afirmou.
Para Arnaldo Ribeiro, representante do Inmetro, “a vocação do Inmetro pela busca da qualidade no Brasil vai contribuir para elevar o turismo a padrões de excelência verificados nas potências do turismo mundial”.
Fonte:
Ministério do Turismo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















