Economia e Emprego
Intenção de consumo cresce 2,5% em agosto, diz CNC
A intenção de consumo das famílias brasileiras aumentou cerca de 2,5% neste mês em comparação a julho, e 1,9% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (18) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), na pesquisa nacional de Intenção de Consumo das Famílias.
O crescimento foi maior na faixa de renda acima de dez salários mínimos. Neste caso, o índice de intenção de consumo aumentou 3,7% em relação a julho e 2% na comparação com agosto de 2010.
Segundo o economista Bruno Fernandes, da CNC, este é o terceiro mês consecutivo com alta na intenção de consumo. Ele explica que as “condições favoráveis” do mercado de trabalho contribuíram para o aumento.
“Mesmo em um ritmo menor em relação ao ano passado, o crescimento da renda e do emprego ainda vem dando segurança para as famílias e, consequentemente, elas vêm tendo crescimento na intenção de consumo”, disse Fernandes.
A pesquisa também mostra que mais de 50% dos entrevistados acham que o seu emprego é mais seguro do que o do ano passado, 65,5% têm perspectiva profissional positiva, quase 60% dizem ter renda melhor do que em 2010, e 64,2% acreditam ter mais acesso ao crédito do que no ano anterior.
Com os dados da pesquisa de agosto, a previsão da CNC é que o volume de vendas no comércio varejista este ano com crescimento de 6%. No ano passado, segundo Fernandes, a expansão chegou a cerca de 10%.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















