Economia e Emprego
Agroindústrias impulsionam beneficiamento de frutas em Pernambuco
A construção de duas agroindústrias nos Perímetros Irrigados Fulgêncio e Brígida, localizados nos municípios de Santa Maria da Boa Vista e Orocó, Sertão de Pernambuco, vão aumentar a cadeia produtiva da fruticultura na região. Isso porque, foram investidos cerca de R$ 650 mil para a implantação dos empreendimentos no estado.
A construção dos empreendimentos agroindustriais contou com a participação da Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Petrolina (PE), para amenizar os danos causados às plantações de banana pelas chuvas e fortes ventos que ocorreram no ano passado.
De acordo com o gerente geral de Arranjos Produtivos Locais, Gabriel Maciel, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), mais de R$ 300 mil serão aplicados para compra de equipamentos. “O empreendimento é uma alternativa que visa aproveitar o excedente da produção e pretende, também, viabilizar a abertura de novos mercados”, explica Maciel.
As organizações de produtores, com o apoio da Superintendência Regional da Codevasf, AD Diper, Fundação para o Desenvolvimento do Semiárido Brasileiro (Fundesa), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) formaram um grupo de trabalho para estudarem o modelo de gestão das agroindústrias que deverão produzir polpas e doces de frutas.
“A agroindústria agrega todas as organizações de agricultores familiares dos Perímetros Irrigados Fulgêncio e Brígida. O objetivo é aproveitar o excedente da produção, diminuindo o desperdício para gerar produtos de alto valor agregado”, reforça o superintendente regional da Codevasf em Petrolina, Luiz Frota.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















