Economia e Emprego
Fiscais libertam 16 pessoas de trabalho degradante em Goiás
Em ação de combate ao trabalho degradante, fiscais do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), do Ministério do Trabalho e Emprego, resgataram 16 pessoas que trabalhavam em situação precária. A ação aconteceu no município de Vianópolis, localizado próximo a Luziânia (GO).
Segundo a coordenadora do GEFM, Camilla Vilhena, o grupo de trabalhadores atuava no corte de eucaliptos, sem usar equipamentos adequados para o trabalho. Eles estavam alojados em instalações precárias, não tinham acesso sequer a água potável, seja para saciar a sede, cozinhar os alimentos ou para a higiene pessoal.
“Os trabalhadores estavam acampados em barracos de lona, sem qualquer condição, utilizando-se da água tirada direto de um córrego, sem qualquer tratamento, para beber, para higiene pessoal e para preparar os alimentos que eles próprios custeavam. Além disso, eles dormiam em colchões finos, vendidos, e não disponibilizados pelo empregador, como é previsto pela legislação”, destaca Vilhena.
A equipe fiscal do GEFM também detectou problemas com a segurança dos trabalhadores visto que alguns deles operavam motos-serras sem estarem devidamente treinados para tal.
O dono da fazenda foi autuado e responsabilizado pelo grupo de trabalhadores que foi retirado do local e hospedado em uma pousada da região.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















