Economia e Emprego
Biblioteca da Agricultura tem acervo sobre história da agropecuária no Brasil
A Biblioteca Nacional da Agricultura (Binagri) é hoje uma das maiores bibliotecas da América Latina especializada em agricultura e contém em seu acervo documentos históricos, coleções de publicações, livros técnicos e até romances que somam 400 mil exemplares. A Binagri foi criada em 1909, pelo decreto nº 7.673.
Documentos emitidos desde o tempo do Império, como o primeiro relatório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), escrito em 1862, fazem parte do acervo. Também é possível encontrar as certidões da educação e toda pesquisa de ensino no País já que, durante muitos anos, o ensino profissional brasileiro foi atribuição do Mapa.
Temas como transporte, estradas e imigração também estiveram sob responsabilidade da pasta. Por conta disso, os registros de imigrações, como a chegada dos japoneses em 1908, estão guardados aqui. Todos estes documentos tornam o Ministério uma referência pioneira em disponibilização de informações públicas.
Machado de Assis
Entre os documentos importantes destaca-se a nomeação do escritor Machado de Assis como servidor do Mapa. Funcionário do quadro por mais de 40 anos e responsável pela imigração, foi com sua experiência no órgão que o escritor criou toda sua base de informações sobre escravos. Também passaram pelo quadro de servidores do ministério o cantor e compositor Renato Russo e Francisco Cândido Xavier, conhecido como Chico Xavier. Este último foi funcionário do Laboratório Nacional Agropecuário, em Pedro Leopoldo (MG).
Para a coordenadora da Binagri, Neuza Arantes, é um orgulho trabalhar perto dessas informações. “É uma honra saber que pessoas tão importantes já pertenceram aos quadros de funcionários, assim como nós. Além disso, minha função aqui é um trabalho social. Organizar as informações para que se tornem úteis é um trabalho gratificante”, afirma a servidora. No total, 32 funcionários trabalham na biblioteca.
Acervo
Pelas publicações disponíveis na Binagri é possível fazer um panorama geral da Agropecuária no Brasil. Na biblioteca está disponível, por exemplo, a coleção completa da revista A Lavoura, que teve seu primeiro número em 1900. A coletânea tem informações históricas como uma matéria sobre a primeira exposição internacional de aparelhos a álcool. A biblioteca do Ministério da Agricultura também abriga exclusivamente títulos do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil e é biblioteca depositária da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
A Biblioteca disponibiliza espaço para estudo. São cinco computadores ligados à internet e mais sete pontos com rede disponível. A Binagri é aberta ao público e todos os exemplares podem ser consultados. Os servidores do Ministério podem, além de consultar, levar os livros emprestados. Para saber se o exemplar está disponível basta fazer uma consulta pelo site. Além das publicações, a Binagri possui uma base com quase 260 mil documentos agrícolas registrados no sistema Agrobase.
Fonte:
Ministério da Agricultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















