Economia e Emprego
Tecnologia da Embrapa melhora preservação de diversos tipos de frutas
A Embrapa Agroindústria de Alimentos, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desenvolveu uma película protetora que atua como barreira física contra a perda de umidade do coco verde. A proteção aumenta o aspecto de recém-colhido do fruto e mantém a fruta conservada por até 40 dias.
Com isso, aumentam as oportunidades de comercialização de coco no Brasil e no exterior. Além disso, a tecnologia poderá ser aplicada na preservação de outras frutas como melão, goiaba e manga, bastam apenas algumas pequenas adaptações para isso.
O método é um dos projetos envolvidos na parceria da Embrapa Agroindústria de Alimentos com a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O objetivo da iniciativa é incentivar a criação e o desenvolvimento de empresários das agroindústrias de alimentos.
No projeto, a Embrapa contribui fornecendo as informações técnico-científicas sobre a tecnologia selecionada e a incubadora proporciona ao empreendedor as condições necessárias para prática do seu negócio, como por exemplo infraestrutura administrativa, suporte à gestão econômica, financeira e mercadológica. Depois de ter seu plano de negócios aprovado pela incubadora, o empreendedor tem acesso à assessoria técnico-científica da Embrapa.
Para saber mais informações sobre o projeto de incubação de agroindústrias e das tecnologias ofertadas podem ser acessadas pelo site.
Fonte:
Ministério da Agricultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















