Economia e Emprego
Mutirão vai documentar 54 mil trabalhadoras rurais até dezembro
Nove unidades móveis Expresso Cidadã do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural percorrerão, até o final de dezembro, 139 municípios da região Nordeste do país e do Norte de Minas Gerais. A meta é entregar, até o final de 2011, 54 mil documentos civis, trabalhistas e previdenciários às mulheres trabalhadoras rurais. As equipes são coordenadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Os ônibus do mutirão vão cruzar, até o final de dezembro, os estados de Minas Gerais até o Rio Grande do Norte, passando pela Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí e Maranhão.
O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, criado em 2004, já atendeu mais de 750 mil mulheres. Atualmente, a média é de 500 atendimentos diários e uma estrutura que já chega a 24 unidades móveis adaptadas - cada uma com dez estações de trabalho. A expectativa é de que, ainda em 2011, sejam disponibilizadas 22 picapes e seis vans que serão utilizadas para transporte de equipes e beneficiárias.
O programa é executado em 30 superintendências do Incra – autarquia vinculada ao MDA -, nas 27 unidades da federação. O PNDTR já chegou a atender 2 mil trabalhadoras rurais em um mutirão da região amazônica, destaca Márcia Riva.
Para conferir a história e as expectativas do Programa de Documentação para as Trabalhadoras Rurais no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















