Economia e Emprego
Qualidade da informação meteorológica é tema de congresso internacional
A IX Conferência dos Diretores de Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Iberamericanos, que acontece durante os dia 9 e 11 de novembro, na sede do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Brasília, vai tratar sobre os temas de interesse comum à comunidade meteorológica iberoamericana. O objetivo é desenvolver, de forma sistemática e coordenada, a colaboração entre os serviços meteorológicos. Além disso, o evento busca compartilhar experiências, melhorar a segurança coletiva, otimizar recursos e aprimorar a qualidade da informação meteorológica na região.
Durante o encontro será lançado o Programa Iberoamericano de Cooperação em Meteorologia e Hidrologia desenvolvido por meio de planos de ação anuais aprovados por consenso. Esta iniciativa conta com a colaboração da Organização Meteorológica Mundial (OMM). Os projetos são financiados, em sua maior parte, por um fundo criado pela Espanha e gerido pela OMM.
Para o diretor do Inmet, Antonio Divino Moura, acolher a Conferência de 2011 sinaliza que o Brasil está muito bem visto a nível internacional, em especial, no que se refere à meteorologia operacional. Trata-se de um reconhecimento ao trabalho que o Instituto vem realizando.
Saiba mais
A primeira conferência ocorreu em dezembro de 2003 em Antigua, na Guatemala. São membros da conferência os 22 países iberoamericanos: Espanha, Portugal, Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















