Economia e Emprego
Banco do Brasil e Caixa seguem o Copom e também baixam taxas de juros
O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal decidiram também baixar as taxas de juros em suas linhas de crédito para consumidor e empresas, seguindo a decisão do Banco Central (BC), de reduzir em 0,50 ponto percentual a taxa de juros básicos da economia brasileira, a Selic.
De acordo com o vice-presidente de Finanças e Mercado de Capitais da Caixa, Márcio Percival, “o movimento de redução nas taxas de juros é importante, pois proporciona o aumento do crédito, contribuindo para a manutenção dos níveis de produção de emprego e renda”.
O BB baixou as taxas de juros praticadas em linhas de crédito destinadas a pessoas físicas e jurídicas. É a quarta redução consecutiva de taxas promovidas pelo banco desde julho, acompanhando as quatro últimas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom/BC). As novas taxas do BB entram em vigor a partir desta quinta-feira (19).
A instituição informou ainda que manterá as revisões dos juros em consonância com os ajustes decididos pelo Copom.
Já a Caixa Econômica Federal, além de reduzir as taxas de juros em suas linhas de crédito para consumidor e empresas, vai disponibilizar R$ 40 bilhões para micro e pequena empresa. Após o anúncio da queda Selic, a Caixa anunciou que está diminuindo os juros em até 28,3 pontos percentuais (pp) ao ano para Pessoa Física e em até 1,0 pp ao ano para Pessoa Jurídica. O objetivo é ampliar o acesso ao crédito e fomentar o desenvolvimento das empresas no País.
Para o segmento de crédito à Pessoa Física, foram contemplados produtos tais como: cheque especial, com redução de 0,4 pp ao ano (nova taxa mínima de 1,35% ao mês); Consignação, com redução de 0,5 pp ao ano na taxa mínima e Crédito Pessoal IR, com redução de até 3,3 pp ao ano (2,82% ao mês).
Também foram reduzidas, em até 28,3 pp ao ano, as taxas em algumas variantes de Cartão de Crédito (rotativo e parcelado com juros) e em 0,2 pp ao ano no CDC Sênior.
Para o segmento de micro e pequenas empresas, a redução contempla os produtos: Crédito Especial Empresa, garantia FGO (Fundo de Garantia de Operações), com redução de 0,7 pp ao ano (nova taxa mínima de 1,47% a.m.); e Financiamento de Capital de Giro, com redução de 1,0 pp ao ano (taxa mínima de 2,62% a.m.). As reduções atingiram também o segmento de Média e Grande Empresa, abrangendo os produtos: Financiamento de Capital de Giro Parcelado, Financiamento para Investimentos em Máquinas e Equipamentos; e Financiamento de Veículos Novos.
O banco pretende disponibilizar este ano R$ 40 bilhões em volume de crédito para micro e pequenas empresas, o que significa um crescimento de 20% em relação ao valor aplicado em 2011.
Para Pessoa Jurídica, a Caixa pratica taxa especial de 3,15% a.m, no produto Cheque Especial Empresa. Já para financiamento de veículos, oferece taxa promocional a partir de 1,55% a.m.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















