Geral
Conferências vão debater políticas de Ater em São Paulo
A Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em São Paulo está organizando 11 encontros regionais para discutir as políticas de Assistência Técnica e Extensão Territorial (Ater) no estado. Os debates terão o objetivo de preparar os participantes para a primeira Conferência Estadual de Ater, que vai acontecer nos dias 15 e 16. Os encontros regionais acontecerão de 14 de fevereiro a 2 de março.
O delegado federal do MDA em São Paulo, Wellington Diniz, explica que os debates regionais são de fundamental importância. “São Paulo é um estado grande com uma forte agricultura familiar, e o MDA tem um papel fundamental para dar aos agricultores acesso às políticas públicas”, completa.
O diretor do MDA para Povos e Comunidades Tradicionais, Edmilton Cerqueira, lembra a importância da Ater para comunidades indígenas, quilombolas e de pescadores. “Os serviços de Ater cumprem papel fundamental e de destaque para esse processo de desenvolvimento sustentável das comunidades tradicionais, na medida em que há uma integração entre os agentes que prestam esse serviço e as famílias e comunidades que estão sendo contempladas. Os agricultores desenvolvem mais suas respectivas áreas, seja na questão do fortalecimento da produção, da comercialização, ou com questões ligadas ao autoconsumo, segurança alimentar e nutricional”, diz.
O delegado Wellington Diniz chama atenção ainda para o papel da Ater no contexto do Plano Brasil Sem Miséria, que tem o objetivo de erradicar a pobreza extrema no País. “Com o Brasil Sem Miséria, além de transferir renda, o MDA dará assistência técnica, principalmente nas comunidades mais pobres, para desenvolver, melhorar a produção e a comercialização dos produtos dos agricultores familiares, gerando emprego e renda”, diz.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















