Cidadania e Justiça
Homens são maioria em cargo de diretoria no Brasil
Mercado de trabalho
A mulher brasileira vem aumentando sua participação no mercado de trabalho no Brasil nos últimos anos. Contribui para isso o aumento a da escolaridade feminina, a redução do número de filhos nas famílias e as mudanças nos padrões culturais, que estimulam as mulheres a trabalhar.
Apesar de ser maioria da população e ter mais tempo de estudo, as brasileiras ainda são minoria no mercado de trabalho e ganham menos que os homens, em média, de acordo com o IBGE.
Nas grandes empresas a desigualdade é reveladora. A maioria dos cargos de diretoria das maiores empresas do Brasil é ocupada por homens. Além disso, as mulheres demoram mais para serem promovidas.
Em relação aos salários, as mulheres obtêm renda anual média inferior a dos homens. A diferença ocorre mesmo quando a mulher tem anos a mais de estudo. A distância dos homens aumenta quando eles têm cursos superior.
Outro desafio está na busca por um emprego formal. É maior o percentual de homens com carteira assinada. A diferença no setor de comércio, por exemplo, é ainda ainda maiores entre mulheres e homens.
Fontes:
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE
Ministério do Trabalho
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea
Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE
Retrato das desigualdades de gênero e raça – Secretaria de Políticas para as Mulheres
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















