Economia e Emprego
Supermercados terão produtos da agricultura familiar por meio da Rede Brasil Rural
Lançada recentemente pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Rede Brasil Rural (RBR) quer, inserir os supermercados como beneficiários das facilidades oferecidas pela ferramenta digital. Para isto, o ministério está desenvolvendo uma ferramenta que possibilita a compra de itens da agricultura familiar cadastrados por meio de um link exclusivo para os supermercados.
Para isso, nesta quinta-feira (30) aconteceu uma reunião entre a coordenação da RBR e o Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor do MDA com representantes da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). De acordo com o coordenador da RBR, Marco Antonio Viana Leite, a iniciativa visa incluir os supermercados associados à Abras no programa. “Vamos fazer uma parceria para que os supermercados possam cadastrar seus itens e comprar produtos da agricultura familiar”, explica.
Durante a reunião foram apresentadas algumas alternativas quanto à ferramenta a ser utilizada e a forma como deve ser divulgada. Para a coordenadora do Comitê Sustentabilidade e assessora de Comunicação da Abras, Susana Ferraz, o ideal é que seja desenvolvida uma interface entre o portal da entidade e da Rede Brasil Rural. “Temos que fazer um trabalho para que o supermercadista se interesse em comprar os produtos da agricultura familiar e mostrar que será um diferencial para ele”, aponta.
A Abras conta com cerca de 80 mil associados em todos o País. Grande parte dos empreendimentos são de pequenos e médios supermercados. O coordenador da Rede Brasil Rural reforça a importância da participação do setor neste sistema para aumentar, de forma significativa, a oferta dos produtos da agricultura familiar. “A Rede Brasil Rural é o mapa da oferta da agricultura familiar que estamos disponibilizando para os supermercadistas”, sintetiza Leite.
A ferramenta para a inserção dos supermercados na Rede Brasil Rural deve ser apresentada durante a 28ª edição do Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, que vai ocorrer entre os dias 7 e 10 de maio, em São Paulo (SP). A parceria também deve estar presente na 8ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que vai ocorrer entre os dias 6 e 10 de junho, no Rio de Janeiro (RJ).
O objetivo principal da RBR é reduzir o preço do produto para o consumidor final e aumentar a renda dos agricultores por meio de ganhos de eficiência em cada etapa da cadeia produtiva, preservando a identidade da agricultura familiar.
Para consultar as ofertas da agricultura familiar na Rede Brasil Rural, acesse o site da iniciativa.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Rede Brasil Rural começa a funcionar
Rede Brasil Rural será lançada no Nordeste
MDA oferece treinamento a agricultores familiares para acessar Rede Brasil Rural
Pequenos agricultores garantem produção de cerca de 58% das carnes de suíno e frango no País:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















