Economia e Emprego
Agricultura discute com setor privado propostas para Rio+20
O setor privado discutiu as propostas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) quanto ao posicionamento da pasta para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). O debate foi proposto pelo grupo de trabalho (GT) do Mapa que discutiu, na sexta-feira (20), e propõe ações do ministério na organização da conferência, que ocorre entre os dias 13 e 22 de junho deste ano.
“Debatemos com o setor aspectos cruciais para a minuta de documento com o posicionamento do Mapa para a conferência”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Erikson Chandoha. Ele destacou que o grupo debateu temas como recursos genéticos, diversidade de sistemas produtivos, desafios da produção em regiões tropicais, agropecuária sustentável e fatores relevantes para a inserção da agricultura brasileira na economia verde.
Esta foi a quinta reunião com representantes do setor privado, visando apresentar propostas mais próximas da realidade do agronegócio. O próximo passo é analisar com o grupo de trabalho as contribuições do setor para a elaboração do documento a ser apresentado pelo ministério na Rio+20.
Entre as atribuições do comitê está a de preparar um material específico do setor agropecuário – em parceria com órgãos e entidades agrícolas – abordando a importância da agricultura para a questão ambiental. Na carta, serão citadas iniciativas como o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), trabalhos da pesquisa agropecuária para a sustentabilidade, compromissos do segmento com a biodiversidade e ações para reduzir o aquecimento global. Os temas e encaminhamentos da equipe são informados e submetidos à apreciação da Secretaria-Executiva do Mapa.
Fonte:
Ministério da Agricultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















