Economia e Emprego
Retroescavadeiras do PAC 2 vão beneficiar 500 mil pessoas em Pernambuco
Cerca de meio milhão de pernambucanos, moradores da zona rural, serão beneficiados com 46 retroescavadeiras repassadas nesta quinta-feira (19) pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) a municípios do estado. Das quase 500 mil pessoas beneficiadas, 275 mil são agricultores familiares.
“As máquinas do PAC 2 vão possibilitar o trabalho nas estradas vicinais por onde sai a produção da agricultura familiar e entram os insumos, mas é por elas que também passam o transporte escolar e as ambulâncias que atendem a população rural”, destacou o secretário Nacional do Desenvolvimento Territorial, Jerônimo Rodrigues, que representou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas na solenidade.
A entrega foi feita no Pátio de Eventos, em Bonito, município a 132 km de Recife. Na cerimônia, foi lançada a Rede Brasil Rural no estado. A doação de retroescavadeiras está prevista na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). As máquinas podem ser usadas, também, na construção de açudes e aguadas, o que ajudará os municípios a enfrentar períodos de estiagem, como este que tem assolado vários estados do Nordeste e do Sul do Brasil.
Ação de cidadania
Além das máquinas e da Rede Brasil Rural, o MDA levou a Pernambuco o mutirão da documentação da trabalhadora rural. Agricultoras de todo o estado aproveitaram para tirar documentos civis, fiscais e trabalhista, como Registro de Nascimento, Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho, no Expresso Cidadã, unidade de atendimento móvel que ficou estacionado no Pátio de Eventos de Bonito.
A agricultora e diarista Valéria Esmeralda de Oliveira, 32 anos, foi a primeira a chegar à fila de atendimento. Ela acordou às 5h da manhã desta quinta-feira para tirar pela primeira vez a Carteira de Trabalho. “Nunca tive este documento, para tirar eu precisava ir a uma cidade vizinha, porque por aqui está complicado. Ouvi sobre o mutirão na rádio e me preparei logo cedo, cheguei às 7h”, contou a moradora do Sítio da Boa Vista, no município de Bonito.
Desde a sua implantação, em 2004, o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) já realizou 3.344 ações em 3.553 municípios com emissão de 1,8 milhão de documentos, atendendo 830,5 mil mulheres. Em Pernambuco, de 2004 a 2011, foram realizados 137 mutirões em 143 municípios com atendimento de 35.663 mulheres e a emissão de 90.678 documentos. Para 2012, a previsão é que ocorra 42 mutirões de documentação no estado.
Retroescavadeiras
Até o momento, o MDA entregou 442 máquinas, que vão beneficiar 456 municípios. Alguns municípios recebem os equipamentos em consórcio. A meta é entregar 1.275 retroescavadeiras e 12 motoniveladoras a 1.299 municípios de todo o País até julho de 2012. O estado do Rio Grande do Sul foi o primeiro a receber as retroescavadeiras, em dezembro de 2011. Neste ano, as máquinas já chegaram a municípios do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Alagoas, Minas Gerais, Rondônia, Bahia, Ceará e Pernambuco.
Rede Brasil Rural
Criada em dezembro de 2011, a Rede Brasil Rural (RBR) é uma plataforma digital de soluções para a agricultura familiar que entrou em operação em março deste ano. Ela permite que, de um lado, fornecedores façam o cadastramento de insumos e equipamentos que a agricultura familiar precisa para produzir com menos custos e, do outro, que os agricultores familiares cadastrem os seus produtos para comercialização.
No Brasil, 187 mil agricultores familiares já estão cadastrados na rede, por meio de suas cooperativas. Em uma segunda etapa, os agricultores familiares também vão poder se cadastrar individualmente. A delegacia federal do MDA promoverá uma capacitação para que as cooperativas e associações de Pernambuco participem da Rede. O evento ocorrerá dia 10 de maio, em Caruaru, maior cidade do interior pernambucano, que fica a 130 km de Recife. Em Pernambuco, há 98 cooperativas e associações que possuem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP jurídica), pré-requisito para participar da Rede.
Agricultura familiar em Pernambuco
Pernambuco possui mais de 275 mil estabelecimentos da agricultura familiar, ficando atrás apenas da Bahia e do Ceará, no Nordeste. Mais de 780 mil pessoas trabalham na agricultura familiar no estado, o que representa nada menos que 83% da mão de obra no campo. Os produtores familiares são responsáveis por 52% do valor bruto da produção agrícola estadual, num montante que ultrapassa os R$ 2,5 bilhões. Os empreendimentos familiares são responsáveis pela produção de 97% da mandioca de Pernambuco, 91% do feijão, 89% da soja, 90% do arroz em casca, 61% do leite e 58% do café.
Fonte:
MDA
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















