Economia e Emprego
Estiagem afeta desempenho do PIB da agropecuária, avalia ministério da Agricultura
O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária, que é a soma das riquezas geradas pelo setor, teve retração de 8,5% no primeiro trimestre deste ano sobre o mesmo período de 2011. Em valores correntes, chegou a R$ 44,7 bilhões. No mesmo período, o PIB da economia cresceu 0,8%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (1º). Os dados mostram ainda que no período, a indústria cresceu 0,1% e os serviços 1,6%.
O coordenador de Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Garcia Gasques, atribui o desempenho do PIB da Agropecuária às quedas na produção e produtividade dos grãos ocorridas por conta da estiagem, especialmente no Sul do País. “Tivemos problemas sazonais na nossa agricultura, o que impediu um resultado melhor do PIB Agropecuário no primeiro trimestre”, salientou.
Os produtos que mais impactaram no desempenho do setor foram a soja, cuja queda nesse ano foi de 11,4%; o arroz, que apresentou retração de 13,8%, e o fumo, que caiu 15,9%. O impacto da soja, por exemplo, no Valor Bruto da Produção (VBP), soma das lavouras do País, é expressiva de 23%, por isso a oscilação tem impacto imediato no índice. Já o arroz e o fumo têm 3% e 1% de participação no VBP, respectivamente. Apenas a soja caiu 14% no ano em relação a 2011.
Para o segundo trimestre, as projeções não são otimistas sobre a melhora do índice. Segundo Gasques, estarão contabilizados os prejuízos causados pela seca no Nordeste.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















