Economia e Emprego
Diesel está mais caro desde o último domingo (1°)
Desde o último domingo (1°), os consumidores que abasteceram seus veículos com óleo diesel nos postos de todo o País, perceberam um aumento médio de R$ 0,02 (dois centavos) pelo litro do derivado.
Segundo nota divulgada pela Federação Nacional do Comércio de Combustíveis Lubrificantes (Fecombustíveis), que representa os postos de serviços e revendedores de gás liquefeito, os postos de combustíveis já vinham sendo comunicados por suas distribuidoras de que haveria elevação no preço de custo do litro de diesel.
A elevação nada tem a ver com o reajuste do preço do diesel na refinaria, anunciado pela Petrobras na semana passada. A Fecombustíveis lembra que, desde janeiro de 2010, todo diesel rodoviário comercializado no Brasil possui 5% de biodiesel, o chamado B5.
De acordo ainda com a nota da Fecombustíveis, o repasse médio de dois centavos no valor do diesel decorre exclusivamente do aumento do óleo vegetal. No caso, é o biodiesel que é misturado ao diesel convencional. Segundo o atual modelo de comercialização de combustíveis no Brasil, o posto revendedor não pode comprar produto diretamente da refinaria ou das usinas, adquirindo-o exclusivamente das distribuidoras.
Leia mais:
Gasolina e diesel sofrerão reajuste nas refinarias, mas preço não sobe nas bombas
Pesquisa mostra que biodiesel foi o produto que mais cresceu entre 2007 e 2010
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















