Economia e Emprego
Projeto Alimentos Biofortificados avança em 10 municípios piauiense
O Ministério da Agricultura divulgou nesta quarta-feira (4), que o projeto Alimentos Biofortificados: Preparando o Caminho para Levar mais Saúde à Mesa do Brasileiro, liderado em rede nacional pela Embrapa Meio-Norte, está avançando no Piauí.
Escolas agrotécnicas e família-agrícola de dez municípios do estado, já implantaram unidades piloto de transferência de tecnologias com batata-doce e macaxeira ricas em ferro, zinco e betacaroteno.
A segunda fase das unidades piloto, segundo o líder do projeto, Marcos Jacob Almeida, é avançar com o cultivo de feijão-caupi, arroz e milho. Os municípios beneficiados com as ações são: Simplício Mendes, José de Freitas, São Miguel do Tapuio, Regeneração, União, São Pedro, Cristino Castro, Pedro II e Teresina.
Nesses municípios e na capital, os alunos, com o aprendizado, já estão participando de estágios em áreas de produtores conduzindo Unidades de Validação de Sistemas (UVS). A terceira etapa é a implantação de 90 unidades de validação das culturas nas áreas de produção dos pais dos alunos, integrando escola-família e consolidando a estruturação do projeto.
A iniciativa tem como linha temática Estratégias de Comunicação e Transferência de Tecnologias para Apoio ao Plano Brasil sem Miséria.
Além das parcerias com o Governo do Piauí, prefeituras, escolas família-agrícola, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Banco do Nordeste e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), as ações estão sendo conduzidas pelas unidades Embrapa Meio-Norte (PI), Embrapa Milho e Sorgo (MG), Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ), Embrapa Arroz e Feijão (GO), Embrapa Hortaliças (DF) e Embrapa Produtos e Mercado (DF).
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















