Economia e Emprego
Selic cai para 8% ao ano e bancos públicos reduzem taxas de linha de crédito
Corte de 0,5 ponto percentual fez com que os bancos públicos divulgassem ajustes em algumas linhas de crédito
A Taxa Básica de Juros (Selic) foi reduzida de 8,5% para 8% ao ano. De acordo com Comitê de Política Monetária, do Banco Central, essa marca é a mais baixa desde a criação do Copom, em 1996, e vale para os próximos 45 dias.
O corte de 0,5 ponto percentual na Selic, fez com que os bancos públicos divulgassem ajustes em algumas linhas de crédito para pessoas físicas e jurídicas.
O Banco do Brasil informou que a partir de segunda-feira (16) as taxas do BB Crédito Benefício vão cair para um intervalo entre 2,21% a 3,79% ao mês e as do BB Crediário Material de Construção ficarão entre 1,53% e 1,98%. Já o capital de giro para as empresas ficará entre 1,56% e 1,59%.
Seguindo a tendência de redução, a Caixa Econômica Federal também vai diminuir os seus juros, na segunda-feira (16), para financiamento de veículos usados, no intervalo de 0,75% a 1,63% ao mês, dependendo do prazo de financiamento e ano de fabricação.
Para carros novos, com cota de financiamento de até 70% do valor do veículo e prazo de até 60 meses, a taxa máxima foi reduzida de 1,65% ao mês para 1,36%. Para uma cota de financiamento de 60%, a taxa, que antes era de 1,59%, foi reduzida para 1,29% ao mês.
Enquanto para veículos com até dois anos de fabricação, cota de financiamento de até 70% e prazo de até 60 meses, a taxa máxima caiu de 1,70% ao mês para 1,43%. O órgão reafirma que não cobrará tarifas adicionais, tais como taxa de gravame, avaliação e registro de contrato.
Dentre outras modalidades, a Caixa anuncia ainda a baixa de juros para as linhas de capital de giro para micro e pequenas empresas, com garantia do Fundo Garantidor de Operações (FGO). As taxas cobradas atualmente, entre 1,27% e 2,05% ao mês, serão reduzidas para níveis entre 1,17% e 1,71%.
Comitê de Política Monetária
O Copom foi instituído em 20 de junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros. Os objetivos do Comitê são "implementar a política monetária, definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o Relatório de Inflação".
A taxa de juros fixada na reunião do Copom é a meta para a Taxa Selic (taxa média dos financiamentos diários), a qual vigora por todo o período entre reuniões ordinárias do Comitê.
Leia mais:
Selic deve sofrer novo corte de 0,5 ponto percentual na reunião do Copom desta semana
Conselho Monetário autoriza BB a financiar contrapartidas do Minha Casa, Minha Vida
Empreendedores individuais podem contratar microcrédito produtivo
Banco do Brasil ultrapassa R$ 100 milhões em linha de crédito
Portadores de necessidades especiais com renda baixa terão juros reduzido
Fonte:
Agência Brasil
Caixa Econômica Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















