Economia e Emprego
Mercado de trabalho formal gerou mais de 100 mil empregos em agosto
O Brasil gerou 3,6 milhões de empregos formais no período de janeiro de 2011 a agosto de 2012, tomando como referência os dados da Rais 2011, quando foram gerados 2,2 milhões de empregos. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (20) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) .
Os dados mostram que o comportamento do emprego formal continua em trajetória de crescimento, mesmo com pouco dinamismo registrado pelo Caged em agosto, quando houve alta de 0,26% em relação ao estoque do mês anterior. Nos últimos 12 meses, o aumento foi de 3,85%.
Os dados, segundo recorte setorial, mostram que quase todos os setores expandiram o nível de emprego em agosto. O resultado positivo do mês foi impulsionado principalmente pelo setor de Serviços, que contribuiu com alta de 0,34%. Já o Comércio gerou crescimento de 0,37%; a Indústria da Transformação teve expansão de 0,20%; e Construção Civil, 11.278 postos e expansão de 0,37%. Em termos relativos, destaque para os Serviços Industriais de Utilidade Pública (Siup), com alta de 0,57% e 2.205 postos de trabalho. A Agricultura, foi o único setor que registrou queda no emprego, com perda de 16.615 postos (-0,97).
Regiões
O destaque ficou por conta do Sudeste, com 775 mil postos formais abertos nos oito primeiros meses de 2012. Em segundo lugar, aparece a região Sul, com a abertura de 243 mil vagas com carteira. A região Centro-Oeste, abriu 185 mil postos de trabalho. As regiões Norte e Nordeste criaram, respectivamente, 98 mil empregos e 75,6 postos formais no primeiro semestre deste ano.
O Caged
O Caged é um registro administrativo sobre movimentação do emprego formal (celetista) e sua divulgação é feita mensalmente. Todos os estabelecimentos que apresentarem movimentação de trabalhadores devem enviar ao Ministério de Trabalho e Emprego as suas informações sobre admissões e desligamentos, todo mês em que elas ocorrerem. Com isso, todo mês o Brasil tem informações sobre movimentação do emprego formal que podem ser desagregadas até o nível de município, com variáveis tais como sexo, nível de educação, setor de atividade, salário de admissão.
Leia mais:
Brasil gerou mais de 2,2 milhões de empregos formais em 2011
Quase 80% dos novos empregos de julho foram gerados em pequenas empresas
Brasil cria 142.496 empregos com carteira assinada em julho
Salário inicial médio aumenta 5,9% no primeiro semestre de 2012
Fonte:
Ministério do Trabalho e Emprego
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















