Economia e Emprego
Chocolate Artesanal é produzido em assentamento no Sul da Bahia
Capacitação
O cacau orgânico produzido no assentamento Terra Vista, localizado no município de Arataca, na Bahia, tem proporcionado a produção de chocolate artesanal, confeccionado no próprio assentamento, com o intuito de aumentar a renda das famílias. Os assentados confeccionam uma média de 150 kg de chocolate artesanal por mês, há pelo menos 6 meses. O chocolate tem 50% de cacau orgânico e está em fase de experimentação e divulgação.
Toda a cadeia produtiva do cacau é desenvolvida no assentamento Terra Vista. A produção do chocolate começa com o cultivo do cacau orgânico. No processo de fabricação do cacau fino, as sementes da fruta são deixadas em processo de fermentação por 7 a 8 dias e, em seguida, são expostas ao sol durante aproximadamente 13 dias. Com o cacau fino pronto, a produção é enviada para a fábrica de Ibicaraí, onde passa pelo processo de industrialização e finalização do Chocolate Artesanal Cooprasul.
A iniciativa de produzir o chocolate artesanal foi dos próprios assentados, que já trabalham há anos com a agroecologia. O processo ganhou impulso com a implantação do Projeto de Recuperação e de Conservação dos Recursos Naturais do Incra, que promoveu a recuperação de reservas ambientais em Áreas de Preservação Permanentes (APPs) e a inclusão de práticas conservacionistas e de educação ecológica, em 2006.
A participação do Instituto Cabruca de Ilhéus e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) também foram decisivas para o avanço do modelo agrícola entre as famílias do Terra Vista. Hoje o assentamento abriga dois centros educacionais, que oferecem ensino fundamental, cursos profissionalizantes e de nível superior com enfoque na agroecologia, para 854 estudantes.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















