Economia e Emprego
Programa de Imersão no Agronegócio Brasileiro será realizado no final do mês
Agricultura
O V Programa de Imersão no Agronegócio Brasileiro será realizado de 26 a 30 de agosto e será promovido pela Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O evento acontece nas cinco regiões brasileiras. São elas Brasília; Cosmópolis, no estado de São Paulo; Chapecó, em Santa Catarina; Bento Gonçalves e Esteio, no Rio Grande do Sul. O Programa de Imersão é destinado a Adidos Agrícolas lotados no Brasil e a diplomatas responsáveis por assuntos comerciais ou agrícolas. Seis países confirmaram a participação no evento: Filipinas, Indonésia, Tailândia, Índia, Canadá e Moçambique.
Por meio de apresentações e visitas técnicas em diferentes regiões do País, o programa divulga a excelência do agronegócio brasileiro, incluindo boas práticas produtivas, manejo sustentável da agroindústria e controle sanitário, além de proporcionar o estreitamento da relação do Ministério da Agricultura com representantes das delegações estrangeiras.
“Atualizar e ampliar o entendimento sobre o setor agropecuário é fundamental para dinamizar as relações comerciais do Brasil no exterior. A troca de informações entre os participantes, técnicos do Mapa e representantes do setor privado é essencial, pois além de gerar o conhecimento sobre o setor, também facilita a abertura de mercados internacionais, o reconhecimento da qualidade e da segurança da produção e industrialização dos alimentos do Brasil. Os diplomatas terão a oportunidade de conhecer a agropecuária tropical mais desenvolvida do mundo”, enfatizou o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Marcelo Junqueira.
Atuação do País no contexto internacional
O Brasil apresenta expressivo crescimento no comércio internacional do agronegócio, consolidando sua posição como um dos maiores produtores e exportadores de alimentos para mais de 200 países. A Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) atua na elaboração de propostas para negociações de acordos sanitários e fitossanitários e analisa deliberações relativas às exigências fitossanitárias que envolvem assuntos de interesse do setor agropecuário brasileiro.
Seus representantes têm entre as atribuições intermediar conversas em eventos internacionais como os do V Programa de Imersão no Agronegócio Brasileiro. Entre as entidades envolvidas estão a Organização Mundial do Comércio (OMC), Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Codex Alimentarius. Além disso, acompanham e participam das decisões tomadas pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) e atuam diretamente em negociações no âmbito do Mercosul.
Outra atribuição da SRI é articular ações relacionadas à promoção dos produtos e serviços do agronegócio para estimular a sua comercialização externa, consolidando a imagem do Brasil como provedor de alimentos seguros e de qualidade. Para isso, periodicamente,o ministério organiza, em parceria com outros órgãos de governo, como o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex). Na esteira dos bons negócios e sob a coordenação do Mapa, companhias de diversos setores do agronegócio participam anualmente de feiras e eventos em países como Emirados Árabes, Indonésia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Vietnã e Rússia.
Fontes:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















