Economia e Emprego
Servidores do INSS fazem atendimento na Amazônia
Benefício
A partir desta segunda-feira (23), servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão atender indígenas do Rio Javari, localizado no extremo Oeste do Estado do Amazonas, na fronteira com o Peru. A iniciativa, que conta com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), se estenderá por 30 dias, sendo que os 15 primeiros dias do atendimento será no interior das aldeias. A expectativa é de que pelo menos mil pessoas sejam beneficiadas.
Os servidores irão inscrever quem ainda não é segurado da Previdência Social e conceder benefícios àqueles que já tiveram a oportunidade de se filiar ao INSS em alguma localidade da região. A concessão dos benefícios, nos 15 dias restantes, será realizada na Agência da Previdência Social (APS). Serão concedidas, basicamente, aposentadorias por idade, salário-maternidade e auxílio-doença. A ideia da Agência é fazer atendimentos anuais já a partir de 2014.
Aldeias e etnias
Serão visitadas 10 aldeias: Campinas e Pedro Lopes, da etnia Kulina; Lago Grande, Lago Tambaqui, Flores, Frutapão, Nova Esperança e Terrinha, da etnia Mayoruna; Irari e São Luis, da etnia Kanamary.
Segundo a Funai, o Vale do Javari possui aldeias com vários níveis de contato e reúne oito etnias distintas: Kanamary, Kulina Pano, Kulina Arawa, Marubo, Matis, Mayoruna (Matsés) e pequenos grupos de Korubo e Tsohom Djapá. É a região com a maior concentração de grupos ainda não contatados da Amazônia e do mundo. São 105 aldeias e 1.405 famílias.
Vale do Javari
É uma das maiores reservas indígenas do Brasil. Está situado no Oeste do Estado do Amazonas, próximo à fronteira com o estado de Loreto, no Peru, e seu nome origina-se do Rio Javari, o mais importante da região. Este rio serviu como referência para a demarcação da fronteira entre o Peru e o Brasil, em 1851. Outros rios de destaque são Curuçá, Ituí, Itacoaí e Quixito. O total ocupado por áreas indígenas no Vale do Javari cobre 85.444,82 quilômetros quadrados, maior que a Áustria.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















