Economia e Emprego
Agricultoras gaúchas investem em produtos de padaria
Produção
Seis agricultoras do assentamento Alvorada, localizado no município de Júlio de Castilhos (RS), a cerca de 250 km de Porto Alegre, estão transformando a vida de suas famílias. O grupo trabalha em uma padaria artesanal onde fazem cucas com recheios variados, pães, biscoitos, panetones e trufas.
A iniciativa já garante R$ 200,00 reais por semana para o grupo que projeta cursos de capacitação para atingir novas metas, como a instalação de uma agroindústria e a ampliação da produção.
O visual excelente e ótimo cheiro de massa são o cartão de visitas do grupo de agricultoras e assegura a venda da produção."Vendemos toda a produção a cada semana no assentamento e para professores da escola próxima", diz Tania Dalaporta, uma das agricultoras.
Conforme ela, os recheios de doce de leite, chocolate, framboesa, abacaxi, amendoim e pêssego colocados nas cucas tornam os produtos muito apreciados pelo sabor.
Conforme as trabalhadoras, a conquista dos clientes foi acontecendo aos poucos ao constatarem a qualidade dos alimentos. As receitas, obtidas através de parentes, conhecidas e até por irmãs da Pastoral da Criança (uma delas faz parte do grupo), foram sendo experimentadas até chegarem ao sabor, leveza e apresentação da massa que o grupo desejava.
A agricultora Helena Barbosa, diz que elas fazem cursos para aprimorar as receitas. "Utilizamos fermento caseiro em todas as receitas", diz. Os biscoitos de milho, coco, glacê, manteiga, cachaça e de amido de milho com goiabada, saem uma vez por semana.
"Dois dias são dedicados para fazer as cucas recheadas e os pães", destaca a agricultora, que lembra que um agricultor também colabora com elas.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















