Economia e Emprego
Conselho de Desenvolvimento é transferido à Casa Civil
Institucional
O ministro Neri abriu a reunião apresentando aos conselheiros a proposta, a qual já havia levado à ministra Gleisi. A ministra expressou ter aprovado a ideia desde o primeiro momento e, em seguida, pediu aos conselheiros sua avaliação sobre a proposta.
Todos os presentes manifestaram apoio à transição e frisaram reconhecer na iniciativa do ministro um gesto a favor do fortalecimento político do CDES, do qual Neri foi conselheiro, membro do conselho gestor eleito pelos pares e o sétimo secretário-executivo.
Segundo Neri, a SAE deve concentrar esforços na entrega de propostas técnicas, de modo a inovar em políticas públicas e desenhar estratégias para o desenvolvimento de longo prazo do país.
Esse aspecto é reforçado institucionalmente pela recente incorporação da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD) à SAE, por decisão da Presidência da República.
O ministro destacou que entende ser a Casa Civil uma instância mais adequada para gerir institucionalmente a relação entre a Presidência da República e seus conselheiros da sociedade civil.
Os conselheiros presentes elogiaram e agradeceram o trabalho conduzido por Neri à frente da secretaria-executiva, destacando a virtude de sua iniciativa em prol da missão do CDES a longo prazo.
Em julho, Neri organizou a reunião comemorativa dos 10 anos do CDES e também lançou a proposta de criar um Conselho de Desenvolvimento dos BRICS, apoiada pelos cinco países envolvidos na recente reunião em Argel.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















