Economia e Emprego
Caixa lança fundo de crédito para financiar investimento em infraestrutura
CRESCIMENTO DO PAÍS
A Caixa Econômica Federal lançou, nesta segunda-feira (30), o primeiro fundo de crédito do banco com tributação diferenciada para a realização de investimentos em infraestrutura - o Caixa FI Crédito Privado Renda Fixa Infraestrutura I. O objetivo é investir seus recursos em ativos que atendam às condições da Lei nº 12.431/2011, que concede incentivos fiscais para investimentos em infraestrutura, sobretudo, em Debêntures Incentivadas de Infraestrutura.
As debêntures incentivadas são títulos de crédito emitidos para captar recursos para projetos de infraestrutura enquadrados pelo governo federal.
Com o fundo, o investidor poderá se beneficiar da redução da alíquota de Imposto de Renda sobre os rendimentos auferidos, que será igual a zero para pessoa física e 15% para pessoa jurídica. O produto tem a expectativa de captar cerca de R$ 100 milhões e é voltado para investidores superqualificados.
Para o superintendente nacional de Fundos de Investimentos Especiais da instituição, Cassio Viana, “a criação do fundo permitirá ao investidor contribuir com o crescimento nacional, uma vez que os projetos serão destinados à melhoria de rodovias, portos, ferrovias, aeroportos, telecomunicações, saneamento e energia.”
Gestão
Segundo ranking da Anbima, a Caixa é o quarto maior asset manager do Brasil. O banco possui, atualmente, R$ 453 bilhões em recursos de terceiros sob sua administração, provenientes de aplicações em fundos de investimentos e carteiras administradas.
“A Caixa reúne todas as qualificações necessárias para a boa gestão do FI Crédito Privado Infraestrutura I. Segundo maior agente financiador de infraestrutura do País, a empresa possui experiência na análise e concessão de crédito para projetos do setor”, acrescenta Cassio.
Fonte: Portal Brasil com informações da Caixa Econômica Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















