Cidadania e Justiça
Ministro da Fazenda analisa retirada dos estímulos do FED
Economia internacional
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, considerou positiva a retirada gradual dos estímulos à economia dos Estados Unidos, feita pelo banco central norte-americano, o Federal Reserve (Fed).
“O programa do Fed de reduzir os estímulos é muito positivo porque ele é gradual e vai produzir menos volatilidade no câmbio”, afirmou o ministro, ao chegar à sede do Ministério, nesta quinta-feira (19/12).
O Fed anunciou ontem que, a partir de janeiro, vai diminuir as compras de títulos do Tesouro e de bônus lastreados em hipoteca de US$ 85 bilhões para US$ 75 bilhões por mês.
Segundo Mantega, essa medida é boa para o Brasil e os demais mercados internacionais, que reagiram bem ao anúncio. “Para o Brasil é bom, para o mundo é bom. Os mercados estão reagindo bem. É claro que tem algumas oscilações, mas notamos que já estava no preço daquilo que os mercados estavam achando”, explicou.
Na avaliação do ministro, a forma como o Fed pretende diminuir o programa de recuperação da economia reduz a possibilidade de volatilidade cambial no futuro.
Fonte:
Ministério da Fazenda
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















