Economia e Emprego
Ministro ressalta melhoria nos negócios de pequenas empresas
Seminário
“Pelo desenho do Simples, pela Lei Geral das Pequenas Empresas, pela criação da figura do Microempreendedor Individual (MEI) e, mais recentemente, pela criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, podemos perceber a relevância que esse tema assumiu nas políticas públicas brasileiras”, observou Marcelo Neri, ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), durante a cerimônia de abertura da 23ª Reunião Plenária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
O evento, realizado na quarta-feira (11), busca divulgar e promover o fortalecimento das micro e pequenas empresas brasileiras.
Em seu discurso, o ministro da SAE/PR afirmou que chegou a ver com certa preocupação a queda na taxa de empreendedorismo no Brasil ao longo dos últimos anos, mas depois percebeu que, na verdade, o que acontecia era uma melhoria na qualidade dos negócios.
“Há relativamente pouco tempo, percebi que o país tem mesmo menos empresas, mas melhores negócios. Os dados mostram que as empresas estão crescendo em tamanho e em lucro. Nos últimos dez anos, tivemos ganhos reais acima de 40%”.
Neri destacou ainda o fato de ter havido uma melhora muito forte na base. “O que podemos chamar de um espetáculo de crescimento a preços populares. Se pegarmos as características dos pequenos empreendedores, observamos que essa queda na taxa de empreendedorismo veio associada a uma melhora na qualidade. Atributos produtivos, como formalidade, assistência técnica, escolaridade, entre outros, aumentaram no bolso dos microempresários, mas o maior lucro se deu para aqueles que não têm esses atributos”, explicou Neri, encerrando sua participação na abertura do Fórum.
O evento, realizado no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, contou com a presença do ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos; do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho; e de representantes dos fóruns regionais dos estados, de instituições e órgãos públicos, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e das entidades de representação e apoio ao segmento.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















