Economia e Emprego
Aberta consulta pública para definir padrões da cerveja
Receita
A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) acaba de submeter à consulta pública a proposta brasileira para os Padrões de Identidade e Qualidade (PIQ) dos produtos de cervejaria no Mercosul.
Quem desejar participar com alguma sugestão ou comentário, basta preencher o formulário que se encontra no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no submenu Portarias, em Consulta Pública, e enviar para o email cp.cerveja@agricultura.gov.br.
O prazo é de 60 dias a contar desta quarta-feira (22), data em que a portaria foi publicada no Diário Oficial da União.
O texto, que quando finalizado deverá ser submetido ao Mercosul, traz algumas definições das variações e mudanças na receita da bebida. A cerveja é um dos produtos cujos padrões de qualidade e identidade são harmonizados entre os países do bloco.
Uma das novidades é o uso de matérias-primas de origem animal na produção da bebida, que hoje só pode ter adição de sucos vegetais. Mel e leite estão entre os ingredientes que podem passar a fazer parte da fórmula.
A consulta pública traz as definições sobre os diversos tipos de cerveja (gruit, sem glúten, envelhecida, múltipla fermentação, light, sem álcool, etc) com especificações sobre a quantidade e qualidade de seus ingredientes.
Para mais informações sobre a proposta brasileira para os Padrões de Identidade e Qualidade (PIQ) dos produtos de cerveja no Mercosul, acesse o Diário Oficial da União.
O Brasil possui hoje 232 cervejarias e 1.110 tipos de cervejas registradas, a maior parte é formada por pequenos estabelecimentos.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Diário Oficial da União e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















