Economia e Emprego
SAE apresenta projeto voltado para a pecuária sustentável
Meio Ambiente
Técnicos da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) reuniram-se com representantes da diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil para apresentar o Projeto Pecuária Sustentável. A iniciativa está sendo desenvolvida pela Secretaria com o objetivo de intensificar a pecuária brasileira.
O maior diferencial da proposta, explicou o técnico da SAE Rafael Fleury, é que o projeto condiciona a liberação do crédito ao programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA), que dissemina critérios para melhoria da produtividade na agricultura e na pecuária.
Assim, a linha de crédito criada pela Secretaria atuará no sentido de incentivar a produtividade do setor da pecuária de corte. O modelo de crédito orientado, segundo Fleury, trará maior gestão para o setor, uma vez que une a orientação ao produtor sobre a administração territorial à assistência técnica oferecida pelo programa.
“Será uma forma de promover uma intensificação da pecuária com qualidade, aumentando a produção em áreas menores. Isso vai permitir e facilitar a construção de rearranjos produtivos e fazer com que outras culturas possam se expandir em áreas improdutivas ocupadas pela pecuária, poupando as florestas. Além disso, o Projeto também vai possibilitar o desenvolvimento e a inclusão de pequenos produtores”, afirmou Fleury.
O técnico da SAE disse ainda que, como a liberação do crédito será vinculada ao BPA, o produtor deverá cumprir um conjunto de normas sociais, ambientais e econômicas relacionadas à sua atividade.
Controle sanitário, manejo reprodutivo, gestão ambiental e de recursos humanos e instalações rurais estão entre os critérios que serão analisados. “São ações simples que resultam no aumento da produtividade e da rentabilidade do produtor”, garantiu.
Durante a reunião, os técnicos da SAE colheram sugestões sobre a iniciativa e discutiram a possibilidade de desenvolver uma possível parceria com o banco.
Os técnicos destacaram a importância da experiência técnica e operacional da instituição para essa proposta. A reunião contou também com a presença dos assessores em Desenvolvimento Sustentável da SAE Pedro Arraes e Filipe Duarte.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















