Economia e Emprego
Borges e Azevêdo defendem negociações comerciais multilaterais
Comércio exterior
O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, se reuniu hoje com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, e falou sobre os esforços que estão sendo feitos pela entidade para promover as negociações comerciais internacionais mesmo diante da atual crise econômica global.
“O êxito da Conferência Ministerial em Bali deve inspirar as negociações multilaterais para alcançar acordos comerciais ainda mais abrangentes e significativos”, disse o embaixador brasileiro, em referência ao encontro promovido pela OMC, realizado em novembro de 2013.
Azevêdo entende que é importante avançar nas tratativas da Rodada de Doha e explicou que há temas que não conseguirão avançar apenas por meio de negociações bilaterais.
“Há vários temas em que as negociações bilaterais não irão jamais dar resultados definitivos, como, por exemplo, na área de subsídios agrícolas ou de apoio doméstico ou de subsídios à exportação”, disse Azêvedo.
No encontro, o ministro Mauro Borges reforçou a posição brasileira de apoio aos fóruns de negociações multilaterais no âmbito da OMC. A visita de Azevêdo ao Brasil faz parte de uma agenda de viagens a diversos países. Segundo ele, a entidade vem recebendo apoio para prosseguir na elaboração de um programa de trabalho detalhado, até o final deste ano, que servirá de base para novas reuniões de negociações na OMC em 2015.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















