Economia e Emprego
Investimento estrangeiro somou US$ 9,2 bi em fevereiro e continua forte em março
Análise
Os fluxos de investimento estrangeiro continuam fortes no Brasil, afirmou nesta quarta-feira (12) o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. “Em fevereiro houve ingresso líquido de US$ 9,2 bilhões de capitais estrangeiros (em renda fixa, bolsa e Investimento Estrangeiro Direto) e tais fluxos continuam fortes nos primeiros dias úteis de março”, disse ele a investidores na Conferência Macro Global no Brasil, realizada em São Paulo.
Isso é prova, segundo Tombini, de que o Brasil tem “robustos fundamentos econômicos e financeiros” para enfrentar o momento de transição vivido pela economia mundial. Essa transição, com perspectiva de maior crescimento e intensificação do comércio internacional, tem sido liderada pela recuperação dos Estados Unidos e implica em uma volta gradual à normalidade monetária e, consequentemente, a um realinhamento dos preços de ativos financeiros.
“A volatilidade dos mercados internacionais é um reflexo desse processo de realinhamento de preços relativos, fenômeno que não deve ser confundido com vulnerabilidade”, enfatizou o presidente do Banco Central.
E, de acordo com Tombini, “o Brasil tem respondido a esse período de transição e maior volatilidade nos mercados financeiros de forma clássica, com ajuste de políticas macroeconômicas e flexibilidade cambial”, disse.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Banco Central
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















