Economia e Emprego
Governo capacita 60 técnicos em modelagem hídrica
Treinamento
Cerca de 60 técnicos de diversas regiões do Brasil passaram por capacitação durante esta semana, a fim de adquirirem conhecimento em relação à modelagem hídrica e proporcionar respostas ao setor agropecuário quanto aos desafios relacionados às mudanças climáticas.
Eles participaram do II Seminário da Rede de Agrohidro, realizado pela Embrapa, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O evento ocorreu em Campinas (SP), na sede da Embrapa Informática Agropecuária (CNPTIA). O principal tema abordado pelo durante o seminário foi “Impactos da Agricultura e das Mudanças Climáticas nos Recursos Hídricos”.
A expectativa é de que as conclusões e recomendações decorrentes do seminário contribuam efetivamente para o oferecimento de parâmetros e aprimoramento de tecnologias voltadas para a racionalização do uso da água na agricultura.
Entre essas tecnologias está o melhoramento genético de culturas, a fim de torná-las mais resistentes ao estresse hídrico e térmico, além de estabelecer sistemas de produção que permitam maior acumulo de água no solo, redução de temperaturas e aumento de carbono no solo, diminuindo a emissão de gases na atmosfera.
O setor agropecuário é o maior usuário dos recursos hídricos, correspondendo a 70% em nível mundial e 60% no Brasil. Por isso, a necessidade de buscar alternativas para otimizar e racionalizar o uso da água na agricultura e na pecuária.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















