Economia e Emprego
Ministro visita feira de equipamentos agropecuários em MG
Tecnologia
“Feiras são um importante espaço de difusão e divulgação de tecnologia para o setor agropecuário. É a oportunidade de fazer negócios e estimular, a partir da aquisição destes equipamentos, um padrão de tecnologia que aumenta a produtividade e torna mais sustentável a produção agropecuária no Brasil”, destacou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, nessa sexta-feira (28), em visita à Feira de Agronegócio do Estado de Minas Gerais (Femec), em Uberlândia (MG).
A Femec está na terceira edição e já é considerada uma das feiras agropecuárias mais importantes do estado. Pela segunda vez o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) levou o Feirão Mais Alimentos para o evento. O objetivo é aproximar os produtores rurais do Triângulo Mineiro e proximidades das novidades tecnológicas e facilitar a aquisição de máquinas e implementos agrícolas adequados para o desenvolvimento de suas atividades, sem que eles tenham que se deslocar para outras localidades.
“Queremos que o agricultor familiar tenha acesso, assim como ao crédito para custeio agrícola, a um crédito para investimento na propriedade. Isso possibilitará a melhoria e o aumento da produção, resultando, assim, melhor renda e qualidade de vida”, explicou o ministro.
O Mais Alimentos levou, para o público da feira, implementos voltados para as principais cadeias produtivas da região, como café, pecuária leiteira, piscicultura, avicultura e suinocultura, além de equipamentos para armazenagem e secagem de grãos. Mais de 40 caravanas de produtores rurais, apoiadas pelo ministério, foram ao estande, onde tiveram a oportunidade de ver as máquinas, conhecer, tirar dúvidas sobre o programa e enviar propostas de financiamento.
Até o início da tarde, a Femec já havia superado a expectativa de público prevista, com mais de 23 mil visitantes. O valor comercializado superou R$ 200 milhões.
Mais Alimentos
O Mais Alimentos é uma modalidade do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que visa promover o investimento do agricultor familiar em sua propriedade. A ação favorece o aumento da produção, melhorando a oferta de alimentos para o país e ampliando a renda deste segmento.
Outro destaque, é que as máquinas financiadas pelo programa são produzidas pela indústria nacional. Isso resulta em crescimento econômico para estas empresas e também no desenvolvimento constante de novas tecnologias que tornam o Brasil uma referência mundial na produção de equipamentos para agropecuária em todas as escalas.
Outras atividades
Durante sua passagem por Minas Gerais, o ministro Miguel Rossetto conheceu o Parque Tecnológico de Uberaba. O local reúne empresas, centros de pesquisa e governo, a fim de gerar tecnologia e aplicar ao mercado. Os principais temas de pesquisa são biotecnologia, tecnologia da informação e comunicação, energia e agronegócio. Em Uberlândia, Rossetto se reuniu com movimentos rurais para debater as prioridades do ministério durante sua gestão.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















