Economia e Emprego
Conferência sobre crédito fundiário reune agricultores paulistas
Crédito fundiário
Cerca de 1,1 mil agricultores familiares de 20 municípios do sudoeste paulista participam nesta quinta-feira (3), em Itapeva (SP), da Conferência Regional do Crédito Fundiário, que será realizado, no Centro de Eventos Jubileu.
O evento busca nivelar informações sobre as novas medidas do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) – um programa de acesso à terra do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). No encontro, serão discutidas, ainda, estratégias para dar mais celeridade às novas contratações do PNCF no sudoeste paulista.
Segundo o diretor do Programa Nacional de Crédito Fundiário do MDA, Francisco Ribeiro Filho, o sudoeste paulista tem tido resultados muito satisfatórios, no que diz respeito ao programa e a comercialização.
“Está no sudoeste paulista, o maior número de beneficiários do PNCF que comercializa seus produtos pelos programas de Alimentação Escolar (Pnae) e de Aquisição de Alimentos (PAA) do MDA. Isso demonstra a capacidade de mobilização e o interesse dos movimentos sociais de trabalhadores (as) e das organizações em promover o desenvolvimento e a melhora na qualidade de vida dos agricultores familiares desta região”, assinala o diretor.
Além dos agricultores e do diretor do PNCF, Francisco Ribeiro Filho, participam do encontro o presidente do Consad e da FAF/SP, Marco Antônio Augusto Pimentel; o delegado federal do MDA substituto em São Paulo, João Savedra; bem como representantes dos agentes financeiros, dos sindicatos de trabalhadores rurais e lideranças camponesas.
O evento é realizado pelo Conselho de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local do Sudoeste Paulista (Consad) em parceria com a Federação dos Agricultores Familiares de São Paulo (FAF/SP).
Programa Nacional de Crédito Fundiário
O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é uma política pública do Governo Federal criada para que agricultores familiares sem terra ou com pouca terra possam adquirir imóveis rurais. Funciona como uma política complementar à reforma agrária, uma vez que permite a aquisição de áreas que não são passiveis de desapropriação.
Além da terra, o financiamento permite ao agricultor construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma. O financiamento pode tanto ser individual quanto coletivo.
O PNCF é gerido pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA). Desde sua implantação, há dez anos, o Programa já beneficiou mais de 138 famílias e investiu de cerca de R$ 3 milhões.
Serviço
Conferência Regional do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Data: 03 de abril (quinta-feira)
Hora: 8h30 às 14h
Local: Centro de Eventos Jubileu – Rod. Francisco Alves Negrão, Km 282, Itapeva (SP).
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















