Economia e Emprego
Equipes previdenciárias vão atender nas fronteiras com Peru e Colômbia
Relações internacionais
As populações indígenas e os ribeirinhos que habitam às margens dos rios que integram o Vale do Javari, área de fronteira do Estado do Amazonas com o Peru e a Colômbia, irão contar com atendimento previdenciário a partir deste sábado (5).
Uma equipe do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aporta na comunidade Boca do Rio Pardo, no rio Curaçá, Alto-Solimões, à bordo do barco Puxirum II, pertencente ao Governo do Estado. O Vale do Javari é uma das maiores reservas indígenas do Brasil e ocupa uma área de 85.444,82 quilômetros quadrados.
A participação da Previdência Social nesta missão dá continuidade à ação inédita realizada entre 23 de setembro e 7 de outubro de 2013, realizada em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município de Atalaia do Norte. Na ocasião foram realizados 342 atendimentos em dez comunidades indígenas, das etnias Kanamary, Mayuruna e Kulina.
Silvículas
Eles são considerados segurados especiais pela Previdência Social. Essa categoria é composta por agricultores que produzem em regime de economia familiar, pescadores artesanais e indígenas que trabalham no campo, além de conjuges, companheiros e filhos maiores de 16 anos, desde que trabalhem com o grupo familiar. Os benefícios mais concedidos aos índios são aposentadoria e salário-maternidade.
A continuidade desse tipo de projeto no Vale do Javari se fez necessária pela existência de um grande número de comunidades indígenas que sofrem com a carência de serviços públicos em razão da localização isolada e das grandes distâncias a serem percorridas. As dificuldades são maiores ainda no período de seca dos rios.
A intenção do INSS no Amazonas é promover, de forma conjunta e sistemática, missões que levem o reconhecimento de direitos previdenciários e assistenciais a ribeirinhos e indígenas. Isso contribui para o resgate da cidadania dessas populações.
Fonte:
Blog da Previdência
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















