Economia e Emprego
IBGE apresenta reformulação de pesquisa mensal
Planejamento estratégico
O IBGE realiza, nesta segunda-feira (28), um seminário para jornalistas sobre a reformulação da Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM-PF). A divulgação de resultados dos índices referentes ao levantamento, com informações retroativas a janeiro de 2012, será feita no dia 7 de maio.
Essa não é a primeira reformulação da pesquisa; as duas últimas foram realizadas nos anos de 1991 e 2004. A presente mudança da PIM-PF revisa a anterior, que tinha como referência as informações das pesquisas industriais do período 1998-2000, trazendo o marco de referência para o ano de 2010, mesmo ano que servirá de base para a nova Série de Contas Nacionais.
A atual reformulação cumpre os seguintes objetivos:
- Adotar a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) versão 2.0;
- Atualizar a amostra de setores, produtos e informantes (por exemplo, hoje são investigados 830 produtos e 3.700 unidades locais; na nova versão, a amostra passará a ter 944 produtos em aproximadamente 7.800 unidades locais);
- Atualizar a estrutura de ponderação dos índices com base em estatísticas industriais mais recentes, de forma a integrar-se às necessidades do projeto de implantação da Série de Contas Nacionais – referência 2010; e
- Atualizar a infraestrutura tecnológica dos instrumentos de coleta, apuração e análise dos indicadores.
Os índices de produção industrial que resultam da pesquisa mensal visam refletir as alterações das quantidades de bens e serviços produzidos ao longo do tempo.
O principal objetivo dos índices é servir como uma medida aproximada da evolução de curto prazo do valor adicionado da indústria, dado um determinado período de referência.
Esses indicadores são importantes subsídios para o Sistema de Contas Nacionais do Brasil e insumos amplamente utilizados em comparação ou em conjunção com outros indicadores de curto prazo para avaliar o desempenho Industrial.
Os resultados da nova série de índices da PIM-PF reformulada serão incorporados no cálculo das Contas Nacionais Trimestrais a partir da divulgação dos resultados referentes ao primeiro trimestre de 2014 - com dados retroativos a 2013, a ser realizada no dia 30 de maio de 2014.
Confira mais informações sobre a reformulação da PIM-PF, nos seguintes links: parte 1 e parte 2.
Fonte:
IBGE
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















