Economia e Emprego
Inflação de preços ao produtor fica menor em fevereiro, diz IBGE
Estabilidade Econômica
A inflação medida pelo Índice de Preços ao Produtor (IPP) recuou em fevereiro para, após alta de 1,43% em janeiro, informou nesta terça-feira (1º) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPP mede a evolução dos preços de produtos na “porta da fábrica”, sem impostos e fretes, de 23 setores da indústria de transformação.
A queda foi puxada, principalmente, pela desaceleração dos preços no setor de papel e celulose (-1,87%) e fabricação de máquinas e equipamentos (-0,57%). Em fevereiro, apenas 14 das 23 atividades apresentaram variações positivas de preços, contra 19 do mês anterior.
As quatro maiores variações foram registradas nas atividades de confecção de artigos do vestuário e acessórios (2,19%), papel e celulose (-1,87%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (1,77%) e calçados e artigos de couro (1,56%).
Em termos de influência, sobressaíram outros produtos químicos (0,17 ponto percentual – p.p.), alimentos (0,09 p.p.), veículos automotores (0,07 p.p.) e papel e celulose (-0,06 p.p.). No ano, o índice acumula alta de 1,95% e, em 12 meses, de 8,24%.
Veículos automotores
A fabricação de veículos automotores encerrou fevereiro com 0,65% na comparação com janeiro, elevando o acumulado no ano para 1,72%. O indicador acumulado em 12 meses registrou 3,65%, a maior variação da série histórica para a atividade.
Os produtos de maior importância no resultado mensal foram automóveis para passageiros, a gasolina, álcool ou bicombustível, de qualquer potência e caminhão-trator para reboques e semi-reboques, com variação positiva e caminhão diesel com capacidade superior a 5t e carrocerias para ônibus, com variações negativas. Esses quatro produtos totalizaram 0,53 p.p. do resultado mensal.
No acumulado do ano, os produtos automóveis para passageiros, a gasolina, álcool ou bicombustível, de qualquer potência, caminhão-trator para reboques e semi-reboques e caixas de marcha para veículos automotores apresentaram variações positivas. Já o produto motores de partida para motores de explosão se destaca pela variação negativa. Todos os produtos que se destacaram no acumulado em 12 meses apresentaram variações positivas.
Veja a pesquisa completa na página do IBGE
Fonte:
Portal Brasil com informações do IBGE
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















