Economia e Emprego
Promega contribui para os recordes de refino
Combustíveis
Iniciado em junho de 2012, o Programa de Produção de Médios e Gasolina (Promega), da área de Abastecimento, tem sido um dos responsáveis pelos sucessivos recordes de refino obtidos pela Petrobras.
No mês de março, por exemplo, a Petrobras atingiu novo recorde mensal de processamento de petróleo em suas refinarias no Brasil. A carga média processada foi de 2,151 milhões de barris de petróleo por dia (bpd), representando um volume de 12 mil bpd superior ao recorde mensal anterior, de 2,139 milhões de bpd, obtido em julho de 2013.
Criado para elevar a produção de diesel, querosene de aviação (QAV) e gasolina do parque de refino atual, o programa é baseado no aumento da capacidade e eficiência das unidades de processo, reduzindo a importação dos derivados e aumentando a margem da companhia.
Foram implantadas diversas ações de remoção de gargalos e melhoria na eficiência dos equipamentos das unidades de processo, que limitavam a operação das atuais refinarias da Petrobras no Brasil, sempre atendendo aos princípios de segurança, meio ambiente e saúde que norteiam as ações da companhia.
Uma medida inicial, que provocou impacto nos resultados, foi a mudança dos tipos de petróleo processados (uso de elencos mais leves), uma integração do refino com a logística que propiciou maior produção de diesel. Com o apoio do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), alternativas aplicando tecnologias novas e de maior eficiência foram adotadas, todas soluções de baixo investimento.
Em 2013 a Petrobras atingiu um fator de utilização de 97% do parque atual de refino. O Promega também contribuiu para elevação em 2013 (em relação a 2012) de 8,6% da produção de diesel, 3,2% da produção de QAV, e 12,1% da produção de gasolina.
Fonte:
Agência Petrobras
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















