Economia e Emprego
Receita já recebeu 24,8 milhões de declarações
IR 2014
A Receita Federal recebeu, até as 14h30 desta quarta-feira (30), 24,8 milhões declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2014.
A declaração deve ser apresentada pela internet, mediante a utilização do Programa Gerador de Declaração, disponível no sítio da RFB na Internet, ou pelo m-IRPF (através dos dispositivos móveis smartphones e tablets).
Os contribuintes devem ficar atentos quanto aos horários de entrega da declaração. O serviço de recepção das declarações será interrompido às 23h59min59s, horário de Brasília.
O contribuinte que perder o prazo de entrega pagará a multa de R$ 165,74, ou máxima de 20% do imposto devido.
Imposto de Renda Pessoa Física
O Imposto de Renda é fonte fundamental para o financiamento de áreas como saúde, educação, e desenvolvimento social. Os valores arrecadados também beneficiam obras de infraestrutura e de recuperação de estradas, ações de defesa do meio ambiente, de segurança pública e de estímulo à pesquisa científica, à cultura e ao esporte.
Quem deve declarar
Deduções
O contribuinte brasileiro pode deduzir do Imposto de Renda as despesas com educação, saúde, previdência privada e pensão alimentícia, além de doações feitas a fundos dos governos municipal, estadual ou federal ou para entidades ligadas à cultura e ao esporte. Mas para cada tipo de dedução há uma regra específica. Para mais informações, acesse a página de dúvidas da Receita Federal do Brasil na internet.
Tipo de declaração
O contribuinte que se encaixa nas especificações exigidas para declarar o IR 2014 pode optar por dois tipos de declaração: a completa ou a simplificada. Na declaração completa é possível obter deduções legais, como as despesas médicas. Já no modelo simplificado o desconto é de 20% sobre o imposto devido.
A Receita Federal orienta o contribuinte a utilizar o modelo completo, colocando as deduções, e em seguida usar o software da Receita Federal para analisar qual dos dois modelos de declaração receberá restituição maior.
Erros mais comuns
Um dos principais problemas para o contribuinte na declaração do Imposto de Renda são os erros e incoerências nos valores apresentados. Segundo a Receita Federal, os erros mais comuns cometidos pelos contribuintes são dedução de despesas médicas, de pensão alimentícia, valor dos rendimentos tributáveis declarados, dedução a título de previdência privada, dependentes e despesas com instrução.
Para auxiliar o contribuinte, a Receita Federal oferece o serviço de consulta ao processamento da declaração em seu site na internet. Para ter acesso aos dados, o contribuinte deve entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), localizado na página da Receita na internet.
Fonte:
Receita Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















