Economia e Emprego
Conferência no Chile destaca importância da agricultura familiar
FAO
A importância da agricultura familiar para a consolidação da segurança alimentar e nutricional e a erradicação da pobreza rural foram temas de destaques da 33ª Conferência Regional da FAO para a América Latina e o Caribe.
Realizada a cada dois anos, a edição de 2014 ocorreu entre os dias 6 e 9 de maio, em Santiago, no Chile. A experiência brasileira foi referência para os demais países participantes.
O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Müller, participou do Painel "Reposicionamento da Agricultura Familiar na agenda da América Latina e Caribe", que contou com a participação de representantes da Bolívia, Guatemala e Jamaica.
Laudemir também representou o ministério em um ato especial sobre o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF 2014), que contou com a participação do Diretor-Geral da FAO, José Graziano da Silva.
“A experiência de combate à fome, de garantia da segurança alimentar e nutricional, de redução da pobreza e de desigualdades torna o País uma referência internacional, não só na América Latina. A grande contribuição que podemos dar é mostrar que é possível superar essas adversidades com políticas públicas adequadas”, aponta o coordenador da Assessoria Internacional do MDA, Caio França.
A conferência apresentou um documento final negociado pelos países da região, onde incorporou no Plano de Trabalho da FAO as três principais iniciativas regionais da organização para o curto e médio prazo: “Iniciativa América Latina e Caribe sem fome”, “Agricultura Familiar e desenvolvimento rural territorial” e “Melhorar os sistemas alimentares nacionais e regionais no Caribe”.
Além disso, os presentes manifestaram apoio ao Plano de Ação 2014 da Comunidade dos Estados da América Latina e do Caribe (Celac) - aprovado na cúpula de Havana, em janeiro de 2014, que dá prioridade à segurança alimentar e à agricultura familiar.
A conferência também tomou analisou resultados de eventos ligados ao AIAF na região. Houve ainda uma declaração ministerial que demonstrou apoio à gestão do diretor-geral da FAO, e reconheceu os esforços da FAO no impulso dado ao Ano Internacional da Agricultura Familiar.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















