Economia e Emprego
Divulgada lista de embarcações autorizadas a pescar tainha
Legislação
O Ministério da Pesca e Aquicultura, por meio de sua Secretaria de Monitoramento e Controle, divulgou a relação nominal das 44 embarcações sardinheiras autorizadas a pescar tainha este ano.
A divulgação foi feita por meio da Portaria nº 34, de 22 de abril de 2014. Todas as embarcações cumpriram os critérios de renovação da Autorização de Pesca Complementar para a captura da tainha (Mugil platanus e M. Liza), para a safra de 2014.
A portaria também informa quais são as embarcações sardinheiras que apresentam pendências referentes aos critérios de renovação da referida autorização.
Tainha
A tainha é um dos recursos pesqueiros mais importantes do litoral dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
Atualmente a pesca da tainha concentra-se no período de safra da espécie, por 75 dias (entre 15de maio e 30 de julho), ao longo da costa das regiões Sul e Sudeste.
A maioria dos pescadores artesanais captura a espécie através do “arrasto de praia”. Tradicionalmente, localidades costeiras de Santa Catarina promovem “festas da tainha”.
Já as embarcações industriais utilizam o método de cerco “traineira” para a captura. Neste caso a pescaria ocorre em alto mar, a pelo menos três milhas da Costa, dependendo do estado.
A produção de tainha é voltada para o mercado interno. Entretanto, o mais valioso na tainha não é a sua saborosa carne, mas as suas ovas, que são exportadas para países como Taiwan, França, Grécia, Itália e Espanha.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















