Economia e Emprego
Economia do Brasil cresce 0,2% no primeiro trimestre do ano
Crescimento Econômico
A economia brasileira cresceu 0,2% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior. O Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todos os bens e serviços produzidos no país – totalizou R$ 1,2 trilhão no período de janeiro a março, segundo dados divulgados hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o PIB teve alta de 1,9%. Em 12 meses, a economia acumula crescimento de 2,5%. Ao comparar com o último trimestre do ano passado, houve crescimento na agropecuária (3,6%) e nos serviços (0,4%).
Entretanto, a indústria apresentou uma leve queda (0,8%) e a despesa de consumo das famílias também recuou 0,1% frente ao último trimestre de 2013. Esta foi a primeira queda do setor desde o primeiro trimestre de 2011.
Em relação à demanda, houve crescimento no consumo do governo (0,7%). A área de formação bruta de capital fixo, ou seja, nos investimentos recuou (-2,1%). Mas, quando a comparação é feita em relação ao ano anterior, o consumo das famílias cresce a uma taxa de 2,2% - a 42ª seguida nessa base de comparação, com influência para o aumento da renda. Os gastos do governo também tiveram expansão maior, de 3,4%.
No setor externo, as exportações caíram 3,3%, enquanto as importações subiram 1,4%. Na comparação anual, aumentaram tanto as exportações quanto as importações, com alta de 2,8% e 1,4%, respectivamente.
Ao analisar a poupança, a taxa registrada ficou em 12,7% no primeiro trimestre de 2014, ante 13,7% registrados no mesmo período do ano passado.
Fonte:
IBGE
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















