Economia e Emprego
Encontro debate mecanismos de apoio às exportações de serviços
Comércio exterior
Estão abertas as inscrições para a quinta edição do Encontro Nacional do Comércio Exterior de Serviços (Enaserv 2014), a ser realizado em São Paulo no dia 29 de maio. O evento, cujo tema será "Agenda Propositiva para as Exportações de Serviços", é organizado pela Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) em parceria com a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).
A estimativa é que mais de mil pessoas entre consultores, políticos, membros do governo federal e profissionais do comércio exterior participem do encontro.
O ministro do MDIC, Mauro Borges, participará no painel especial sobre 'Perspectivas das Exportações Brasileiras de Serviços sob a Ótica das Autoridades Públicas e das Lideranças Empresariais'. Na programação também está incluído o lançamento do 'Guia Básico de Exportação de Serviços' e a divulgação das primeiras estatísticas do Siscoserv com um guia de perguntas e respostas mais frequentes sobre o Sistema.
O diretor do Departamento de Políticas de Comércio e Serviço da SCS/MDIC, Maurício do Val, responsável pelas três entregas que serão feitas à sociedade, destaca que o Brasil dispõe de muitas ferramentas de apoio à exportação para bens e mercadorias, e no caso dos serviços, não é diferente.
"No encontro vamos discutir ações que podem ser implementadas para apoio à internacionalização de empresas brasileiras, seja por meio de filiais e sucursais estabelecidas no exterior, seja por intermédio de franquias. O objetivo é ampliar a presença das marcas brasileiras no exterior, expandir e diversificar de forma continuada as nossas exportações de mercadorias e serviços", pontua.
Ainda na pauta, palestras sobre 'Agenda Propositiva sobre Serviços de Engenharia com foco na Exportação'; 'A Internacionalização do Setor de Serviços - Avanços e Aprendizados'; e 'Iniciativas para a Alavancagem das Exportações de Serviços'.
Para o evento, ainda estão previstas as participações de autoridades do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Ministério da Fazenda, do Banco Central e da Secretaria Especial das Micro e Pequenas Empresas, entre outras instituições.
Fonte:
MDIC
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















