Economia e Emprego
Governo e trabalhadores rurais debatem propostas em Brasília
Desenvolvimento Agrário
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e representantes dos movimentos sociais se reuniram na terça-feira (20), durante o 20° Grito da Terra Brasil.
Esse foi o segundo encontro da pasta desde o início das conversas com os trabalhadores rurais, em maio deste ano.
Entre as propostas apresentadas estão a da regularização fundiária; do aumento de recursos no Plano Safra da Agricultura Familiar; da educação infantil, com a construção de creches no meio rural; e da ampliação de programas como o Terra Sol.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, destacou a relevância desses encontros e debates para o desenvolvimento do campo.
“Esse é um esforço enorme, uma responsabilidade grande e uma dinâmica forte que a liderança dos movimentos sociais tem, como protagonistas dessa luta. Teremos avanços seguros em relação à política agrícola, em relação a toda essa agenda da reforma agrária”, ressaltou Rossetto.
Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch, o 20° Grito da Terra Brasil chega à reta final com expectativas positivas.
“Dezenove ministros de estado nos receberam e negociamos a pauta de mais de 300 itens. É muito importante a participação dos secretários do MDA nessa reunião, uma vez que mais de 60% da pauta é de políticas coordenadas pelo ministério”, afirmou Broch.
O secretário executivo do MDA, Laudemir Müller, salientou que “esse processo de negociação com os movimentos sociais tem esse momento importante para aperfeiçoar a política pública para a agricultura familiar e para a reforma agrária”.
Participaram do encontro, ainda, o presidente do Incra, Carlos Guedes; o secretário da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Valter Bianchini; e o secretário de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), Adhemar Almeida.
20° Grito da Terra Brasil
O Grito da Terra Brasil é uma ação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Federações dos Trabalhadores na Agricultura (Fetags) e pelos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs). Todos os anos, em Brasília (DF), diversos representantes dos movimentos sociais se reúnem para propor e debater políticas públicas para o campo e floresta.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















